quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

NOSSAS PRODUÇÕES:






O Alavancar da Educação a Distância no Brasil:
compreensão de uma história
Anna Karollyne Alves dos Santos
Educação a Distância, um tema muito trabalhado nas últimas décadas, pois traz polêmicas a respeito de sua seriedade. No entanto já foi comprovada sua eficiência dentro da sociedade, uma vez que atende a um número considerável de estudantes desde sua criação e se expande cada vez mais sua credibilidade.
É válido destacar que nem sempre no Brasil houve políticas públicas que a salvaguardasse, no entanto sempre foi marcada por uma trajetória de sucesso que evolui cada vez mais, juntamente com o desenvolvimento tecnológico que se expande, facilitando para que haja, assim uma maior interação.E desta forma veio se alavancando um sistema de educação democrático e de qualidade. João Roberto Moreia Alves explicita em seu artigo “A História da Educação a Distância no Brasil”, as questões legais da EaD:
A primeira legislação que fala na modalidade é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, cujas origens datam de 1961. Em sua reforma de dez anos após, foi inserido um capítulo específico sobre o Ensino Supletivo, afirmando que o mesmo poderia ser usado em classes, ou mediante a utilização de rádio, televisão, correspondência e outros meios. (ALVES, 2007)
Foi então em 1996, com a releitura da LDB, que a EaD ganha mais forças perante a sociedade, cuja modalidade ampliar-separa os diversos níveis da educação, desde a educação básica, as graduações epós-graduações.
A história da Educação a Distância (EaD) no Brasil é marcadas por fortes traços de renovações, apesar que, de inicio, seu movimento de transformação ter se efetuado de forma lenta, pois estava muito ligada aos instrumentos tecnológicos disponíveis a época, no entanto traz em sua essência conquistas, e sobre tudo, um novo olhar explanado para a socialização e ampliação do sistema educacional.
É, então, a partir de 1934 com a instalação da Rádio- Escola municipal do Rio de Janeiro, organizada por Edgard Roquet-Pinto, que a ideia de EaD, toma um novo vigor diante da sociedade, disponibilizando a seus alunos e demais, folhetos e esquemas de aula antecipados, e também havia a comunicação, escola/estudantes,por meio de correspondências.
Num período de mais de cem anos vários programas foram criados no Brasil, programas estes que contribuíram de forma excepcional para desenvolvimento da EaD no país, onde favoreceu principalmente aqueles cidadãos sem acesso as instituições de ensino, que viviam nas regiões menos favorecidas. Pimentel (2006), trata em seu texto “Educação a Distância”, sobre os muitos avanços na história da EaD no Brasil, onde a mesma destaca a criação do Instituto universal Brasileiro, em 1941, em que após sua criação houveram demais experiências na área, que tiveram um bom desenvolvimento. A autora sobressalta outros projetos que vieram acarretando as atuais mudanças no sistema da EaD, que são eles:
PIMENTEL (2006):
·         Em1904: escolas internacionais, que eram instituições privadas, ofereciam cursos pagos, por correspondência;
·         Em1934: Edgard Roquete-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio. Estudantes tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava também correspondência para contato com estudantes;
·         Em1939: surgiu o Instituto Universal Brasileiro, em São Paulo;
·         Em1941: primeira Universidade do Ar, que durou dois anos;
·         Em1947: Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e emissoras associadas;
·         Em1961/65: Movimento de Educação de Base (MEB) – Igreja Católica e Governo Federal utilizavam um sistema radio-educativo: educação, conscientização,politização, educação sindicalista etc.
O interessante é o processo de desenvolvimento que se deu a esses projetos, pois foi desde o sistema de correspondências, via rádio, TV, para então chegar a uma tecnologia mais avançada, os computadores. E hoje é então possível tratar esta modalidade de forma mais dinamizada, a interação se faz presente constantemente, por meio de instrumentos como chats, fóruns, entre outros.
No entanto, ALVES (2007), defende em seu artigo, que uma maior ampliação e desenvolvimento da EaD no Brasil se daria se as transmissões via rádio voltassem a ter destaque, pois assim conseguiriam acolher um número ainda maior de estudantes, principalmente aqueles que não possuem acesso as tecnologias mais avançadas, como os computadores, para ele “O desmonte da EAD via rádio foi um dos principais causadores de nossa queda no ranking internacional. Enquanto o Brasil deixava de usar as transmissões pela rede de emissoras, outros países implementaram modelos similares.” E de fato esta proposta torna-se válida, pois apesar dos avanços tecnológicos, por meio dos computadores, em especial, que está em alta em todo país, são muitos os que não possuem acesso a estas tecnologias, e nem ao menos a energia elétrica, por tanto expansão de emissoras de rádio com fins educativos seria uma grande contribuição para o quadro social brasileiro menos desenvolvidos.
De ante do exposto foi possível observar que a EaD é um grande e poderoso trunfo para o desenvolvimento da educação brasileira, sendo ela para a educação básica, cursos de graduação, pós-graduação ou profissionalizantes, pois atende as necessidades de muitos que não tem condições de ater-se a aulas presenciais, ou por acessibilidade, ou até mesmo por tempo.
É uma modalidade que passou por diversas mudanças positivas ao decorrer de sua história no Brasil, vários acertos, mas também alguns desencontros, alguns fracassos, no entanto hoje podemos afirmar sua eficácia dentro do campo pedagógico.


REFERÊNCIAS
ALVES,João Roberto Moreira. A Historia da Educação a Distância no Brasil. Carta mensal Educacional. Ano 16, Junhode 2007 nº 82. Disponível em: <http://www.ipae.com.br/pub/pt/cme/cme_82/index.htm>.Acessado em: 08 de Dezembro de 2012.
PIMENTEL,Nara Maria. Educação a Distância. Florianópolis,2006.







Educação a Distância: processo de transição social e 

educacional


Laíse Patrícia da Silva Nascimento
e-mail: la.ise19@hotmail.com


INTRODUÇÃO

O avanço das tecnologias da informação e da comunicação modifica profundamente o nosso modo de vida, alterando as nossas formas de conviver e trabalhar, além de introduzir novos valores, hábitos e tipos de interação social, incluindo o aparecimento de novas formas de ensinar e aprender. O aparecimento e desenvolvimento da educação à distância enquadram-se nesse processo de transição social e educacional. A crescente demanda por educação, devida não somente às lutas das classes trabalhadoras por acesso à educação, ao saber socialmente produzido, ao mesmo tempo com a evolução dos conhecimentos científicos e tecnológicos está exigindo mudanças a nível da função e da estrutura da escola e até mesmo da universidade.
Este é um desafio posto a todos nós educadores. É contribuir para a construção de um novo projeto educativo, uma nova formulação pedagógica à altura das exigências e carências do mundo contemporâneo. É papel de todos aqueles, de fato, comprometidos com a melhoria da educação, no contexto sócio-político- histórico- cultural e educacional do nosso País.

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: EDUCAÇÃO POSSÍVEL 

A educação a distância surge como alternativa para as diversas carências educacionais. A principal característica do ensino a distância (EAD) é a comunicação e interação entre aluno e professor, que é feita por meio de recursos da internet, sem a presença física da sala de aula. 


Em alguns cursos são exigidos encontros presenciais. Uma diferença marcante entre o modelo de ensino a distância e o modelo convencional ou tradicional é a possibilidade da auto aprendizagem, onde, o aluno recebe o material didático com as respectivas tarefas e ele busca o conhecimento consultando as referências bibliográficas sem que o professor transmita o conhecimento diretamente para o aluno. 

O processo de ensino-aprendizagem é construído de forma dinâmica pelo próprio aluno sendo o papel do professor ser um mediador deste processo.  Essa interação não se dá apenas entre aluno e material didático; acontecem entre alunos, alunos e professor, alunos e instituição de ensino como também entre os elementos que compõem o universo do aluno: família e trabalho. Na perspectiva de construção de saberes que se articulam no espaço virtual, o professor assume os papeis de motivar e instigar a participação do aluno evitando a desistência, o desalento e o desencanto pelo saber. É uma educação que requer disciplina, dedicação, organização, motivação. É ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

 A educação a distância tornou-se um importante instrumento de inclusão educacional por possibilitar que muitas pessoas tenham acesso à educação. A tecnologia ainda é uma grande aliada a modalidades de ensino a distância, permitindo que os alunos tenham mais qualidade, diversidade e interação em seus cursos e diminuindo cada vez mais as barreiras para o acesso ao conhecimento. É necessário que se caminhe para um trabalho didático-pedagógico em redes de troca de conhecimentos; de negociações permanentes capazes de desenvolver a inteligência coletiva.  

Em quase todas as áreas profissionais, o computador vem adquirindo um espaço de suma importância. Como por exemplo, na medicina, engenharia, direito, arquitetura e principalmente no campo educacional.

Diante dessa realidade, como educadores somos obrigados a reavaliar nossas prioridades individuais para o ensino e aprendizagem, investir em trocas mais coletivas de informação e de praticas de trabalho, retornar nosso compromisso com as diferenças individuais, sociais e culturais, tendo em vista o desejo de tornar nossos alunos sujeitos livres. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O sistema educacional enfrenta desafios de conviver com o rápido progresso cientifico de equipamentos, novas tecnologias e técnicas. Os modelos tradicionais de ensino e acesso à informação ficam crescentemente mais obsoletos. A educação a distância pode ser utilizada como ferramenta para a qualificação de profissionais da educação de maneira rápida e eficiente otimizando os recursos já existentes. O profissional da educação deve procurar permanentemente atualizar seus conhecimentos, pois o seu trabalho é também baseado no conhecimento. E deve está sempre consciente de que vivemos em um universo competitivo, onde os indivíduos com maior nível acadêmico e informacional conseguem ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

Portanto, a educação a distancia é uma ferramenta indispensável e importante para a capacitação e formação de profissionais da educação. Com profissionais mais qualificados é possível melhorar a qualidade de ensino no nosso país
.


REFERÊNCIAS


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol 1. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

PIMENTEL, Nara Maria. Educação à distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2006.

SÁ, Iranita M. A. Educação a Distância: Processo Contínuo de Inclusão Social. Fortaleza: CEC, 1998.






Nenhum comentário:

Postar um comentário