sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SEMINÁRIO: Tutoria e Docência na Educação a Distância

imagem da internet
No dia 21 de Fevereiro de 2013, participamos do Seminário Tutoria e Docência na Educação a Distância e da comemoração dos 15 anos da CIED , que foi realizado pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância – CIED- no auditório da Reitoria, com a presença do Prof. Marco Silva que proferiu a palestra: Formação de Professores para a docência online.
O Prof. Marco Silva, conhecido no Brasil e no mundo por seus livros sobre Educação Online, é sociólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (IESAE/FGV) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).
 A Programação foi a seguinte:
10h - abertura: Prof. Luis Paulo Leopoldo Mercado (UFAL/CEDU/CIED)
10h30 - Palestra: A tutoria na Ufal - Rosana Sarita Araújo (UFAL/CEDU/CIED)
11h30 - Lançamento livro “Educação em Direitos humanos e Diversidade: Diálogos Interdisciplinares”.
12h - Almoço
14h- Palestra: Formação de Professores para a docência online - Marco Silva (UNESA)
15h - Lançamento livro Marco Silva e encerramento.
    Estavam presentes no seminário a vice-reitora Rachel Rocha, que destacou a importância da EAD para a universidade e para o Estado de Alagoas; o coordenador da Cied, Luís Paulo Mercado; o coordenador-adjunto Fernando Pimentel e convidados. Além de alunos de Pedagogia a distância e presencial, tutores e professores da EAD.
A participação neste seminário  contribuiu significativamente para enriquecer e nos fazer refletir sobre o que conhecemos e entendemos da EAD, seus limites e suas possibilidades no cenário educacional. 
A professora Rosana Sarita em sua palestra: A tutoria na Ufal, nos fez refletir como acontece essa tutoria na nossa Universidade, de forma a colaborar com a nossa pesquisa no tcc, fazendo-nos reconhecer o valor e o papel que exerce um tutor, quem é esse tutor, o que ele faz e etc. A palestra foi enriquecedora, pois contribuiu para entendermos que apesar do tutor não ter "vinculo" institucional com a Ufal, ele exerce um papel de mediador do ensino e da aprendizagem. Para tanto, podemos dizer que alem de contribuir com os aspectos acima supracitados, foi significantemente importante para fazermos a reflexão no ambiente da disciplina introdução a educação a distancia na discussão sobre o tutor na EAD. 
A palestra do Professor Marco Silva proferida com o tema:  Formação de Professores para a docência online, também contribui bastante para uma maior absorção do nosso conhecimento sobre a Educação a Distância em nossa pesquisa. Ele discorreu sobre autores como Paulo Freire; Dewey entre outros que apesar de não terem vivido a evolução tecnologica, puderam contribuir com os fundamentos da educação autentica como a autonomia, diversidade, dialógica e democracia, os quais tem uma grande relação, segundo Marco, com a fase atual web 2.0 caracterizada como autoria, compartilhamento, conectividade e colaboração. 
"A mediação dialógica faz a diferença. Hoje, com a Educação Online, a mediação da aprendizagem é construcionista, interacionista e colaborativa. As relações horizontais entre professor e aluno são vivenciadas com mais facilidade. A produção de conhecimento é um processo aberto a colaboração e a coautoria", Discorre Marco Silva. E acrescenta relatando a distinção entre Educação a Distância e Educação Online. Segundo Marco Silva, a educação a distância utiliza as ferramentas tecnológicas, mas pode continuar com os conteúdos pré-definidos, sem a participação colaborativa do aluno. "O desenho didático dos conteúdos e das atividades de aprendizagem é predefinido, fechado, linear,controlado por uma fonte emissora. São textos, audiovisuais e multimídia acomodados em tecnologias unidirecionais e reativas,que podem ser impressos, rádio, TV, DVD e, até computador, celular e tablet sem rede, quando subutilizados em suas potencialidades comunicacionais, colaborativas e hipertextuais", detalha o pesquisador.
Quanto a educação online, essa tem como característica a interatividade. "Desta forma, os conteúdos e atividades de aprendizagem são definidos e redefinidos de forma colaborativa no processo do curso. Hipertextos e hipermídia multidirecional ativados por tecnologias digitais móveis e interativas, como computador, celular, tablets e múltiplas interfaces como chats, fóruns, wikis, blogs, fotos, redes sociais, vídeos, mapas colaborativos, webquests e podcast, para expressão individual e coletiva na rede", relata o professor.
Diante do exposto, a participação neste seminário fomentou ainda mais o nosso interesse no estudo desta modalidade,permitido-nos (re)conhecer os seus limites e suas possibilidades.

Livros do Autor Marco Silva
Gedisa 1ª edição 2005
Loyola 6ª edição 2010
Loyola 2ª edição 2011
Wak 1ª edição 2010
Loyola 4ª edição 2012




Abaixo encontra-se o livro de Marco Silva que foi lançado no Seminário Tutoria e Docência na Educação a Distância. O qual aborda o crescimento da Modalidade de Ensino a Distância e seus novos desafios.


Loyola 1ª edição 2012

Fotos no Seminário 
















Mais informações sobre o Cied Ufal no link http://www.ufal.edu.br/cied/ 
Mais informações sobre a Pedagogia do parangolé - novo paradigma em educação presencial e onlinehttp://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0004.htm

2 comentários:

  1. Achei legal a inserção das ideias que serão postas no TCC, assim como outros valores de caráter pedagógico aberto a comunidade. Há uma troca legal de conhecimento, saberes e práticas no que concerne a construção legal da educação. E pensar as possibilidades e os limites da EAD, em especial na instituição local, é deveras um desafio e ao mesmo tempo plausível. Quero poder acompanhar mais postagens, e congratulo as mentoras do Blog, Anna Karollyna e Laíse Patrícia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jairo Gomes, suas críticas serão muito bem vindas.

    ResponderExcluir